sexta-feira, 24 de junho de 2011

SUÉCIA - Tupiniquins no gelo!

Olá, gente. Essa é a minha dona. Isso, a do meio da foto, com o jacaré. (Mas eu não sou o jacaré.)


Depois de passar alguns perrengues no nosso país tropical, minha dona decidiu que fabricaria um mês de inverno por ano e me convidou para, segundo ela, ser feliz também. Eu não estava bem convencido disso, mas ela me falou que no frio a gente consegue beber muito mais álcool do que nos dias quentes. Aí ela me convenceu.

Fizemos nossa reserva no Ice Hotel, em Jukkasjärvi, no norte da Suécia. É um hotel todo construído com gelo, que hospeda malucos do mundo inteiro em lindos e aconchegantes (?) quartos com temperatura constante de cinco graus negativos, até meados de abril, quando o calor acaba com a brincadeira.

Após a travessia do Atlântico na classe econômica da TAM até Londres, voo da SAS para Estocolmo, e de novo SAS para Kiruna, chegamos até o aeroporto mais próximo do Ice Hotel. Ou ao que fica mais próximo de um aeroporto, pois tem uma pista onde os aviões pousam, e uma casinha onde os passageiros pegam suas malas.

A primeira coisa que fizemos no Ice Hotel foi participar de uma aula sobre "como dormir sob -5 graus". Muito útil, já que nunca havíamos feito isso antes. Para minha surpresa, não estávamos sós: havia muitos outros loucos além da minha dona. É muito simples: um lençol tipo saquinho dentro de um saco de dormir ultra-potente. Depois de fechar o zíper e puxar o cordãozinho, minha dona ficou parecendo uma múmia no sarcófago, mas ela garante que ficou quentinha e dormiu confortavelmente no seu quarto de gelo. O que é mais fantástico é o silêncio. Bem mais impressionante que o frio!

No dia seguinte passeamos de trenó de huskies ao amanhecer e snowmobile ao por-do-sol. A sensação de liberdade é indescritível!
Ainda bem que foi nessa ordem, porque o snowmobile é muito mais legal que o trenó. Huskies são lentos e latem demais. Além disso, a extensão do trenó impede as curvas mais fechadas e torna meio complicado entrar na floresta mais densa, com todos aqueles pinheirinhos cobertos de neve, parecendo marshmellows derretidos. Com o snowmobile, ao contrário, tudo é possível: velocidade, curvas, pinheirinhos, marshmellow, chantilly, suspiros, ovos nevados... Ai, que fome! Vou fazer um lanchinho. Até mais!

4 comentários:

  1. Você é tímido, azeitona?! Queremos uma foto sua!!
    Pelo jeito, o asfalto só pode ser visto em alguns meses do ano: deve ser uma atração também!

    ResponderExcluir
  2. Azeitona, vc tb tinha um saquinho de dormir no hotel de gelo?

    ResponderExcluir
  3. Resposta ao E. Contani:
    Eu não sou tímido não! Muito pelo contrário. Sabe por que comecei a viajar com minha dona? Ela não é nada fotogênica, então me levou para sair nas fotos de viagem dela. No meu novo post vc vai poder me ver. Ah, tem minha foto na página sobre o autor do blog, vc não viu?
    Resposta à Fernanda:
    Sim, eu tinha um saco de dormir!

    ResponderExcluir