terça-feira, 12 de julho de 2011

RÚSSIA - Gelo no fio!

A nossa passagem por São Petersburgo não foi uma viagem no gelo, mas vou contar aqui no blog assim mesmo. Afinal, a Rússia é um país gelado, no inverno e no verão. Não é lá que fica a Sibéria?

O que achei mais curioso não estava num museu nem custou rublo algum. Eles estavam no caminho matinal da minha dona, na Nevsky Prospekt (a avenida principal de São Petersburgo), tentando tirar um bloco de gelo que estava preso no fio. Eu nunca tinha visto nada parecido. Para mim, só tênis alheios ficavam presos nos fios.

Eu sou o tipo de viajante que curte mais aqueles lugares onde não há muito o que fazer (desde que haja boa comida e bebida, claro). Minha dona, ao contrário, fica deslumbrada nas cidades que oferecem tudo e mais um pouco e, se eu não lembrá-la, ela se esquece até de respirar. São Petersburgo é uma dessas cidades.

Foram dois dias no Hermitage, mais uns 6 ou 7 outros museus menores, um concerto de música de câmara por noite, uma ópera no Mariinsky de dia, um show folclórico, café da manhã, almoço e jantar em restaurantes e cafés legais praticamente todos os dias, panquecas no hostel no último dia, três igrejas, um parque, um forte, uma manhã comprando passagem na estação de trem, e tantas e tantas pontes, lojas, metrôs e táxis. Tudo em míseros seis dias. Uma correria louca!

A melhor parte foi o Museu da Vodca.
Lá uma guia que fala inglês e adora novelas brasileiras nos contou a história da vodca na Rússia, desde as primeiras destilarias até o atual ranking mundial das vodcas super top (liderado pela Beluga), passando pelas inúmeras tentativas de lei seca naquele país de bêbados, que os levou a criar essa geringonça aí da foto, para fabricação caseira de vodca. Os ingredientes são colocados no vidro, que é tampado com a luva. Ao se iniciar a fermentação, a luva se enche de ar e permanece assim, até o processo terminar. Quando ela murcha, quer dizer que a bebida está pronta.

Ao final da visita ao museu, há uma pequena degustação de três tipos de vodca com très aperitivos típicos da Rússia. Gostei tanto que acabei convencendo minha dona a ficar mais um pouco, pois já era quase hora do jantar. Ela me respondeu que 17h30 não é quase hora do jantar coisa nenhuma, mas como já estava cansada acabou cedendo.
O cardápio de vodcas era fantástico, e a comida acompanhou à altura. Pedimos blinis com ovas de salmão e sour cream.
A sobremesa foi sopa de morangos com biscoitinhos. Nham!

Para terminar, chá com docinhos.
Ah, eu também bebi um pouco de água, mas não sei não... Aquela água me deixou meio tontinho. Não me fez muito bem não.




3 comentários:

  1. Azeitona!!! Depois de tanta vodca, vc acha que um copinho de água te fez mal???

    ResponderExcluir
  2. Água deve fazer mal para quem é movido a álcool.

    ResponderExcluir
  3. Acho que aquela mão está me chamando

    ResponderExcluir